http://3.bp.blogspot.com/-1dPQvYCX8kQ/Trrqel7cgQI/AAAAAAAAIYw/VQYGVyKS5mY/s400/kb%25C3%25A7l.jpg

Bem - Vindos

domingo, 13 de novembro de 2011

Andreia da Silva Brunoski












Projeto Integrado de Aprendizagem
Escola Zahira - Manhã











Ponta Grossa - 2011
  • Apresentação do projeto
A questão ambiental é fundamental para a preservação do planeta. Diariamente são produzidos toneladas de lixo que poluem o solo, rios e ar. A expectativa ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em relação à educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da coresponsabilidade, da solidariedade e da equidade. O convívio escolar é um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. A escola é considerada um dos ambientes mais imediatos dos alunos, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 1º ano do 2º. Ciclo.

·         Objetivos:
  • Explicar os diversos grupos que os animais pertencem.
  • Colaborar para uma aprendizagem reflexiva e crítica.
  • Inserir atividades de ortografia, para desenvolver uma escrita mais correta.
·         Colaborar para aprimorar a leitura e a escrita.
·         Partilhar com os demais colegas suas aprendizagens.
·         Obter conhecimento sobre os animais selvagens e domésticos, bem como a preservação dos animais selvagens.
  • Conhecer os animais em extinção.


  • Desenvolvimento
Iniciar o projeto com a história “A guerra dos Animais”, através dessa história os alunos deverão aprender a compartilhar, cooperar, ter paciência, respeitar as diferenças e o direito dos outros bem como a preservação e os cuidados que devemos ter com os animais domésticos e selvagens.
As áreas do conhecimento envolvidas e conteúdos que devem ser trabalhados durante o desenvolvimento do projeto são:
ü  Português: interpretação e compreensão do texto, jogos gramaticais (adjetivos), jogos ortográficos (brincando com as letras F e V), oficina do escritor (construindo frase sobre a paz bem como a reprodução do filme como ponto culminante do projeto).
ü  Matemática: Brincando com números.
ü  Ciências: Animais domésticos e selvagens.
ü  Artes: dobraduras de alguns animais.
ü  Tema transversal: Eu sou da Paz.
ü  Culminância: O filme “A volta do todo Poderoso”, será projetado para os alunos. Espera – se que após o filme eles levantem algumas questões em relação ao meio ambiente e os animais. Em seguida farão um texto individual. Após esse ser corrigido a professora fará a edição de alguns textos selecionados para postar no blog, já explicado pela professora aos alunos. A digitação deverá ser feito pela docente, já que a escola não tem o laboratório de informática instalado.
  • Referências
Vizentin, Caroline Rauch. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao cientifico:metodologia,ensino fundamental,1º. ao 5º. Ano; Curitiba:BaseEditorial,2009.
Garcia,Walkíria. Baú do Profesor: história e oficinas pedagógicas. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2005.







Nenhum comentário:

Postar um comentário