Andreia
da Silva Brunoski
Projeto Integrado de
aprendizagem – O encantamento do vale dos sentimentos
Ponta
Grossa - 2012
1. Justificativa
Este projeto que
integra um projeto maior da escola será desenvolvido no decorrer dos meses de
setembro e outubro, deste ano letivo, na classe de 1º. Ano do 2º. Ciclo. A
informática já faz parte da escola e esta tem um papel fundamental em propiciar
aos educandos o acesso a essa nova tecnologia e às suas linguagens. É
também na escola que os educandos têm a oportunidade de participar,
compreender, decidir e de sentirem-se autônomos em relação à Tecnologia da
Informação, realizando obras sofisticadas, concretizando projetos antes apenas
imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua
participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e
política. A nossa Escola acredita que a tecnologia é um direito do cidadão
contemporâneo, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas
ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e autonomia na
convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado.
Objetivos:
ü Democratizar o acesso aos meios
de comunicação, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos,
sociais e afetivos.
ü Possibilitar o acesso dos alunos
às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social;
ü Utilizar o computador como uma
ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos;
2.
Referencial
Teórico
No
início da década de 80, havia um receio por parte dos professores em usar as
novas tecnologias apresentadas para a época. Havia o pensamento de que o
professor seria substituído pelas máquinas.
A escola já não está resumida a papel e lápis. Buscamos cada vez mais meios
para ensinar os nossos educandos. Já que o mundo fora da escola oferece muito
mais atrativos aos nossos educandos. Notamos que ao passar da nossa história
houve mudanças revolucionárias da maneira como o homem vivia, temos como marco
relevante da história a revolução industrial com a invenção da máquina a vapor
e a invenção da imprensa. Essas novas tecnologias causam profundas crises e
desiquilíbrios. O Brasil tem demonstrado nas pesquisas que as escolas ainda
estão abaixo da média esperada em relação á internet. O governo preocupado com os
dados apresentados lançou o Programa Banda Larga nas Escolas. Sabemos que as
tecnologias mudam os meios de produção e de consumo. Baseada nessa afirmativa,
notamos que temos que cuidar como introduzir essa tecnologia na escola, temos
que cuidar de não influenciar as crianças quanto ao consumismo. O professor deve ser muito criativo ao
aplicar conteúdos apresentados através das mídias, ferramentas pedagógicas
disponíveis em nosso meio.
3.
Metodologia
A
metodologia a ser utilizada será a Metodologia de Projetos, que é uma forma de
concretizar no dia-a-dia a proposta da Escola Municipal Padre José Bugatti.
Esta
Metodologia possibilita:
ü O estudo de temas vitais com
maior riqueza de detalhes e aprofundamento do tema no horizonte
político-pedagógico da comunidade e, ao mesmo tempo, no interesse dos alunos;
ü Permite a participação de todos,
porque é da essência do projeto levar as pessoas a fazer, os alunos são
motivados a não ficarem parados esperando ordens do professor;
ü Abre perspectivas para a
construção do conhecimento, a partir de questões reais;
ü Possibilita a experiência da
vivência crítica e criativa;
ü Ajuda o educando a desenvolver as
capacidades de observação, reflexão e criação;
ü Cria clima propício à
comunicação, à cooperação, à solidariedade e à participação;
4.
Cronograma:
Dias/Mês de outubro
|
Horário
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Conteúdo
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01 (sala de aula)
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7h45min às 9h45min
Total: 2h
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Livro: “O Encantamento do vale
dos Sentimentos”, interpretação e compreendendo a escrita.
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02 (Laboratório de Informática)
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10h30min às 11h30min
Total: 1h
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Digitando a história no PC para
compor o livro.
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05 (sala de aula)
|
7h45min às 9h45min
Total: 2h
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Trabalhando com o Tangram para
a ilustração do livro.
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09 (Laboratório de Informática)
|
10h30min às 11h30min
Total: 1h
|
Reestruturando a história no
processador de texto.
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11 (sala de aula)
|
7h30min às 9h45min
Total:2h
|
Compondo o livro.
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16 (Laboratório de Informática)
|
10h30min às 11h30min
Total: 1h
|
Ilustrando a história no Tux
Paint
|
18 (Laboratório de Informática)
|
10h30min às 11h30min
Total: 1h
|
Digitando o depoimento sobre o
projeto e assistindo aos slides com as fotos das atividades desenvolvidas no
decorrer do projeto.
|
5. Avaliação
A avaliação será contínua através de observações feitas a
partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos,
participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas.
6.
Referencial
Bibliográfico
Ramos, Edla Maria Faust
Introdução à Educação Digital / Edla
Maria Faust Ramos, Monica
Carapeços Arriada, Leda Maria
Rangearo Fiorentini. – 2. ed. – Brasília :
Ministério da Educação, Secretaria
de Educação à Distância, 2009.
292 p. ; il.
T685t Tornaghi, Alberto José da Costa
Tecnologias na educação : ensinando e aprendendo com
as TIC :
guia do cursista / Alberto José da Costa Tornaghi,
Maria Elisabette
Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de
Almeida. – 2.
ed. – Brasília : Secretaria de Educação a Distância,
2010.
120 p. : il. grafs. tabs.
Inclui bibliografia
1. ProInfo. 2. Tecnologia educacional. 3. Educação a
distância. I. Prado, Maria
Elisabette Brisola Brito. II. Almeida, Maria Elizabeth Biancocini de. III.
Título.
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