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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto de Informática


Andreia da Silva Brunoski












Projeto Integrado de aprendizagem – O encantamento do vale dos sentimentos












Ponta Grossa - 2012
1.      Justificativa
Este projeto que integra um projeto maior da escola será desenvolvido no decorrer dos meses de setembro e outubro, deste ano letivo, na classe de 1º. Ano do 2º. Ciclo. A informática já faz parte da escola e esta tem um papel fundamental em propiciar aos educandos o acesso a essa nova tecnologia e às suas linguagens. É também na escola que os educandos têm a oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se autônomos em relação à Tecnologia da Informação, realizando obras sofisticadas, concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e política. A nossa Escola acredita que a tecnologia é um direito do cidadão contemporâneo, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado.

Objetivos:
ü  Democratizar o acesso aos meios de comunicação, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.
ü  Possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social;
ü  Utilizar o computador como uma ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos;


2.      Referencial Teórico
No início da década de 80, havia um receio por parte dos professores em usar as novas tecnologias apresentadas para a época. Havia o pensamento de que o professor seria substituído pelas máquinas.  A escola já não está resumida a papel e lápis. Buscamos cada vez mais meios para ensinar os nossos educandos. Já que o mundo fora da escola oferece muito mais atrativos aos nossos educandos. Notamos que ao passar da nossa história houve mudanças revolucionárias da maneira como o homem vivia, temos como marco relevante da história a revolução industrial com a invenção da máquina a vapor e a invenção da imprensa. Essas novas tecnologias causam profundas crises e desiquilíbrios. O Brasil tem demonstrado nas pesquisas que as escolas ainda estão abaixo da média esperada em relação á internet. O governo preocupado com os dados apresentados lançou o Programa Banda Larga nas Escolas. Sabemos que as tecnologias mudam os meios de produção e de consumo. Baseada nessa afirmativa, notamos que temos que cuidar como introduzir essa tecnologia na escola, temos que cuidar de não influenciar as crianças quanto ao consumismo.  O professor deve ser muito criativo ao aplicar conteúdos apresentados através das mídias, ferramentas pedagógicas disponíveis em nosso meio.

3.      Metodologia
A metodologia a ser utilizada será a Metodologia de Projetos, que é uma forma de concretizar no dia-a-dia a proposta da Escola Municipal Padre José Bugatti.
Esta Metodologia possibilita:
ü  O estudo de temas vitais com maior riqueza de detalhes e aprofundamento do tema no horizonte político-pedagógico da comunidade e, ao mesmo tempo, no interesse dos alunos;
ü  Permite a participação de todos, porque é da essência do projeto levar as pessoas a fazer, os alunos são motivados a não ficarem parados esperando ordens do professor;
ü  Abre perspectivas para a construção do conhecimento, a partir de questões reais;
ü  Possibilita a experiência da vivência crítica e criativa;
ü  Ajuda o educando a desenvolver as capacidades de observação, reflexão e criação;
ü  Cria clima propício à comunicação, à cooperação, à solidariedade e à participação;


4.      Cronograma:

Dias/Mês de outubro
Horário
Conteúdo
01 (sala de aula)
7h45min às 9h45min
Total: 2h
Livro: “O Encantamento do vale dos Sentimentos”, interpretação e compreendendo a escrita.
02 (Laboratório de Informática)
10h30min às 11h30min
Total: 1h
Digitando a história no PC para compor o livro.
05 (sala de aula)
7h45min às 9h45min
Total: 2h
Trabalhando com o Tangram para a ilustração do livro.
09 (Laboratório de Informática)
10h30min às 11h30min
Total: 1h
Reestruturando a história no processador de texto.
11 (sala de aula)
7h30min às 9h45min
Total:2h
Compondo o livro.
16 (Laboratório de Informática)
10h30min às 11h30min
Total: 1h
Ilustrando a história no Tux Paint
18 (Laboratório de Informática)
10h30min às 11h30min
Total: 1h
Digitando o depoimento sobre o projeto e assistindo aos slides com as fotos das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.




5.      Avaliação
A avaliação será contínua através de observações feitas a partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos, participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas.

6.      Referencial Bibliográfico

Ramos, Edla Maria Faust
      Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica
Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. ed. – Brasília :
Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.
   292 p. ; il.

T685t Tornaghi, Alberto José da Costa
Tecnologias na educação : ensinando e aprendendo com as TIC :
guia do cursista / Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette
Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. – 2.
ed. – Brasília : Secretaria de Educação a Distância, 2010.
120 p. : il. grafs. tabs.
Inclui bibliografia
1. ProInfo. 2. Tecnologia educacional. 3. Educação a
distância. I. Prado, Maria Elisabette Brisola Brito. II. Almeida, Maria Elizabeth Biancocini de. III. Título.















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